Sintomas, causas e soluções
A Acne vulgar é uma doença de pele comum e geralmente começa durante a puberdade, juntamente com as mudanças hormonais, e pode persistir durante a vida adulta. Aproximadamente 80 a 90% dos jovens são afetados em algum grau por cicatrizes e manchas pós-inflamatórias; e 20 a 30% desses jovens procurarão por ajuda médica. Há também um número crescente de adultos, especialmente mulheres, que apresentam acne durante a vida adulta.
O que é Acne?
Com a acne, a pele fica oleosa e cravos abertos e fechados (pretos e brancos) aparecem na face e também com frequência no pescoço, ombros, peito e costas. Na acne moderada e grave, a pele fica avermelhada e pápulas e pústulas inflamadas se desenvolvem. A acne pode causar estresse emocional, incomodar persistentemente e levar à hiperpigmentação pós-inflamatória (HPI) e/ou cicatrizes permanentes. A hiperpigmentação pós-inflamatória é uma área plana de descoloração sobre a pele e é uma resposta da própria pele a inflamações, como a acne ou eczemas, especialmente em pessoas com pele de coloração escura. Ela pode desaparecer em pouco tempo, porém tratamentos dermatológicos e procedimentos de anti-pigmentação podem ajudar.
Os principais fatores contribuintes para a acne
Embora não sejam a causa da acne, sabe-se que algumas coisas podem agravar os seus sintomas:
- Uma dieta muito rica em determinados carboidratos (bastante açúcar e farinha branca)
- Consumo excessivo de leite de vaca e produtos lácteos (exceto o queijo)
- Fumar cigarro
- Maquiagem que obstrui os poros
- Produtos comedogênicos para a pele
- Fator genético
Comer produtos adocicados que contenham açúcar podem piorar os sintomas da acne. É importante procurar ajuda dermatológica nos primeiros estágios da acne, inclusive quando os sintomas são leves, pois um tratamento médico eficaz poderá evitar o agravamento da doença e das suas consequências como as cicatrizes.
Também devem-se seguir algumas regras gerais:
- Use água morna e uma solução de limpeza apropriada (muito quente ou muito fria poderá piorar a acne).
- Deixe as espinhas curarem naturalmente (espremer pode fazê-las piorar e criar cicatrizes).
- Use apenas produtos não comedogênicos.
- Use maquiagem não comedogênica.
Remova a maquiagem no final do dia.